5/29/2009

Abaixando a Máquina - Ética e Dor no Fotojornalismo Carioca

Relatar o coitidiano, capturar imagens do dia a dia. Existem limites para o registro fotográfico na área jornalística? Como numa cidade em uma Guerra Particular (para usar o termo de João Moreira Salles noutro documentário) fica a ética, o registro de dor e o compromisso de se noticiar. Quem é a pessoa, e o que sente a cada abertura de diafragma? Essas são algumas das questões abordadas por "Abaixando a Máquina - Ética e Dor no Fotojornalismo Carioca" de Guilermo Planel e Renata de Paula. Mesmo que o objetivo não seja criar um "tratado ético", o filme passeia pelas sensações, sentimentos, memórias e reflexões de diversos profissionais que atuam na cidade do Rio de Janeiro. Além deles o filme dá voz, a líderes comunitários, moradores, mostrando que os profissionais dia a dia caminham entre a denúncia e o espetáculo da miséria.


3 comentários:

  1. Olá, onde consigo esse documentário?
    Já procurei em todo canto mas ainda não achei...
    flw
    reponde para lgalvao87@gmail.com
    obg

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu coloquei para baixar no e-mule, já que estão vendendo o filme no site de torrents no cartão de credito e não sou eu, não ganho nada com isso.Eu decidi que se não posso ganhar dinheiro com o filme é melhor ser distribuido de graça. Pode procurar no e-mule que agora tem. Obrigado pela analise do filme. Legal.

    abs,

    Guillermo Planel

    ResponderExcluir
  3. Excelente iniciativa de colocar o filme no e-mule, há muito tempo procurava por esse documentário pois perdi a oportunidade de assistí-lo quando foi exibido no Canal Brasil.
    Finalmente consegui assistí-lo, realmente o filme é muito bom!
    Parabéns ao Guillermo e equipe.
    abs
    Carlos Mendonça - Factual Fotojornalismo
    Juiz de Fora - MG

    ResponderExcluir