5/10/2009

Rob Mazurek & Exploding Star Orchestra

Conexão Chicago - São Paulo na música de vanguarda.

Se a música de vanguarda tem novos centros de efervescência, eu me arriscaria a dizer que um dos principais é a cidade de Chicago nos Estados Unidos, e as manifestações musicais de lá, ressoam nitidamente em São Paulo.
Uma prova disso foram os shows de Rob Mazurek & Exploding Star Orchestra que aconteceram nos dias 08 e 09 de maio, e contaram com a participação de membros da banda paulistana Hurtmold e de uma das figuras mais importantes do Jazz dos últimos 20 anos, Roscoe Mitchell (Art Ensemble of Chicago).
Com peças musicais inéditas, que foram compostas especialmente para as apresentações em São Paulo, Rob Mazurek, um dos mais importantes compositores de musica abstrata e improvisador da atualidade, nos mostrou o que o jazz e a música contemporânea tem de melhor. Composições densas, intensas e vibrantes, que nos surpreendiam a cada movimento, deixando sempre no ar aquela sensação de "o que virá depois disso?". Inevitávelmente as imagens que povoaram a minha mente e a de muitos no sesc vila mariana, eram imagens de grandes cidades; movimentadas, turbulentas, confusas, mas com momentos de intensa beleza.
O Exploding Star está em atividade desde 2005 e já lançou dois discos, "We are all from somewhere else" e "Bill dixon with exploding star orchestra" ambos pelo selo Thril Jockey records.
Para quem não foi aos shows no final de semana, onde pudemos ser brindados com a participação de 15 músicos simultâneamente no palco, fica abaixo um trecho do show retirado do you tube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário