5/27/2009

Slim Rimografia

Slim Rimografia, oriundo da zona sul de São Paulo vem injetando sangue novo e criatividade no hip hop nacional. E não é de agora. Ele já tem dois discos no curriculum, "Financeiramente Pobre" e "Introspectivo". Ouvidos em sequencia em uma apreciação calma e atenta, fica clara a percepção de uma evolução constante, de um sujeito inquieto.

E é audível a incorporação de elementos musicais diversos. Nos trabalhos mais recentes, como no novo single "Canto de Vitória", percebe-se uma ênfase maior de ritmos brasileiros. Ainda que outros tenham tentando esse caminho, algo sempre fica a desejar, letras fracas, rimas previsíveis, produção tosca, o que não acontece no trabalho de Slim.

Não bastasse isso, e estar produzindo o próprio material, ainda é um excelente Mc, de rimas ligeiras e tempos quebrados, de fala clara e bom humor. Slim escreve bem, rememora a raiz afro do hip-hop, restaga heróis nacionais que estão fora da bibliografia oficial, e presta sua homenagem dando um recado sério. Fala com sentimento, vendo a vida e pensando tudo a seu redor, mas sem ser pesado, suave, afiado na mensagem. É a nova escola. Deixando o terreno saturado das ameaças, da bandidagem, da crônica do crime, para investir em um caminho novo e rico onde quem ganha é a cultura hip-hop como um todo.Se você não conhece o trabalho do rapper confira em seu myspace a faixa, "O canto da vitória", de letra espetacular e produção sutil.

Tive a oportunidade de ver Slim ao vivo no dia 26/04/2009, em São Mateus. A princípio fiquei curioso, conhecia alguma coisa, mas estranhei a disposição da troupe no palco. Uma MPC, um sampler, uma mesa pequena...Slim veio com seu parceiro Thiago Beat Box, 3 backing vocals e o músico Filiph Neo (que além de cantar muito, se revesava ainda no teclado e violão), e sem DJ! Calando assim a boca dos detradores o rap, mostrando que o mesmo pode e deve se renovar sempre, até mesmo na sua estrutura musical. Foi um evento pequeno, mas Slim esbanjou simpatia, contagiando os presentes com sua música e carisma. Músicas como "Gozolândia" foram cantadas por todos presentes. Fica aqui o nosso recado, não deixe passar, ouça Slim Rimografia e assista sempre que tiver chance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário