6/10/2009

The Mars Volta - Octahedron [2009]


A internet realmente é mágica!
Previsto para ser lançado no dia 23 de julho, com mais de duas semanas de antecedência o novo disco da banda de prog-rock, The Mars Volta, já está na internet para download. E depois ainda tem gente que acha que há como reverter esse fenômeno, mas enfim, o assunto aqui é o disco em si.
Acabei de baixar e ouvir o disco e óbviamente fui procurar informações a respeito, já que aqueles que conhecem está banda incrível sabem que é sempre difícil de entendê-los em termos de letras, melodias e estruturas músicais.
Mas para o meu espanto, desta vez os cabeludos facilitaram o trabalho, e facilitaram até demais. O disco não tem nada de incrível, soa como algo entre o fim do "At the drive in" no Relationship of command e o início do "The Mars Volta" no tremulant EP, não sendo uma coisa nem outra. Sem muito experimentalismo, sem flerte com o jazz, é um disco bem mais simples, se comparado com os anteriores, principalmente com o Bedlam the Goliath que é incrível.
Li algumas entrevistas, onde a dupla Cedric e Omar dizem que a intenção da banda neste disco é alcançar um novo público, pois aqueles que já conhecem o The Mars Volta já sabem o que esperar, e deste modo, não há desafio.
O desafio que eles procuravam, se transformou em um disco desinteressante e pouco atrativo, o que me faz pensar que as vezes é muito melhor ficar com a fidelidade daqueles ouvintes que já sabem o que esperar, do que tentar inovar retrocedendo.

Ouça algumas músicas do disco novo "Octahedron" aqui.

Um comentário: