7/26/2009

Calistoga - Still Normal


O Calistoga vem do Rio Grande do Norte, da cidade de Natal. A banda é formada por Dante Augusto, Gustavo Rocha, Henrique Rocha, Rafael Brasil e Daniel Araujo. Juntos desde 2002, o Calistoga executa um som de bastante peso e com bastante influência de At The Drive In, mas que também passa por referências de bandas da cena stoner, como o Queens Of The Stone Age e o Kyuss. Estas influências só enriquecem o som do Calistoga, que apresenta uma identidade bastante única nas composições. Na estrada já a algum tempo, passaram recentemente em São Paulo para um show matador no Outs, no sábado dia 25 de julho.

O EP Still Normal é o último registro do grupo e foi totalmente gravado e mixado pela própria banda, apresentando um excelente timbre de guitarras e um bom balanceamento no nível dos intrumentos, tornando a audição bastante clara mas sem abrir mão do peso. O esmero artístico da bolacha chama a atenção, e foi de autoria de Rodrigo Bonfim.

Indo para as canções, vemos uma boa evolução no entrosamento e na dinâmica das músicas. O EP todo apresenta ótimas composições e arranjos, apresentando um nível bastante regular entre as faixas. Particularmente, tenho dois destaques: a segunda faixa, Accepted Crime, bastante direta, com vocais bastante gritados e um excelente refrão; e a última, Blessed With a Curse, a última do disco, com passagens experimentais e excelente trabalho de voz e cozinha.

Talvez seu único ponto negativo seja uma certa incostância quanto a uma definição mais clara da banda sobre o direcionamento musical do grupo. Em alguns momentos, a banda apresenta dois pés fincados em um som bastante pesado e experimental, porém, podemos perceber passagens onde esta percepectiva não está tão segura. Ao vivo, o som do Calistoga não é nada menos que matador, e a identidade do grupo percepctivelmente está atrelada a suas apresentações ao vivo.

Um disco muito maduro, com excelente produção geral e com músicas incríveis, que ao vivo, ainda ganham em peso e atmosfera. O Calistoga é com certeza, uma das melhores bandas em atividade no país no tipo de som que executam.


Para ouvir mais, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário