7/20/2009

Deriva, Desvio ou Deturpação - Manual de Como Não Fazer


A banda Deriva, Desvio ou Deturpação é de São Paulo e conta hoje em seu line-up com Viny (vocal), Bruno (Bateria), Felipe Nóia (Guitarra), Diogo (Baixo) e Snorks (Guitarra). A banda foi formada em 2004 e já haviam gravado um EP de forma independente intitulado Quem Ganha com Isso?, com material antigo e remixes de gravações ao vivo, e que teve distribuição gratuita através da internet.

Lançam agora o seu disco de estréia: Manual de Como Não Fazer. A primeira coisa que salta os olhos é a produção gráfica: belíssima, de autoria de Arnaldo Mike Ribeiro, com projeto gráfico de Marina Moura.

Ao colocarmos a bolachina no play, o que ouvimos é um conjunto muito coeso de composições de características muito próprias. Flertando com o rock de garagem, com o jazz-rock, coma música brasileira, e centenas de outras influências (como o drone e o indie), o Deriva produziu um estilo muito próprio e sua música. Tanto é assim que é difícil encontrar um destaque no disco, pois todas as suas músicas possuem características muito singulares, mas que em nenhum momento tornam o disco presunçosamente chato. A complexidade, mudanças de andamento, nuances e dissonâncias veêm com uma naturalidade ímpar. É um disco para se ouvir de um fôlego só. Sem pular nenhuma faixa. Junto a identidade sonora, o Deriva prima por sua identidade artística e política: toda a temática do disco é permeada com reflexões sobre a sociedade contemporânea, com citações diretas a perspectivas teóricas como o situacionismo, o marxismo e o anarquismo. Inclusive, o disco terá distribuição gratuita através do MySpace oficial da banda.

Manual de Como Não Fazer é, sem dúvida, uma grande estréia de uma grande banda.


Para conhecer mais, visite o MySpace do Deriva clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário