3/19/2009

quem vigia os vigilantes?

Que Watchmen revolucionou os quadrinhos não é novidade. Qualquer um antenado com esse universo sabe disso. A esta altura zilhões de blogs estao lotando a internet com resenhas, análises,cometários, lágrimas, pois a matriz do filme é realmente muito elaborada, complexa e sobretudo cult. Apoiada em cima de uma estrutura de quadrinhos relativamente simples, com um tom de filme noir, e abusando da violência, a maxi-série era recheada de sub-tramas, mostrando heróis mais "humanizados". Na verdade verossímeis seria um termo melhor. Não vou gastar o espaço da Apes escrevendo do que se trata, tem um monte de blog por aí que faz isso. Se você não sabe, faça do melhor jeito, leia. Esqueça seu professor, pai, ou o chato qualquer, que fala que quadrinhos não são arte, e vá por mim, o bagulho é bom.

E quanto ao filme? Bom, já se tem de ter em mente, que não é fácil transpor uma obra de 2 dimensões para o cinema. Zack Snyder tem no currículo a boa transposição de "300"de Frank Miller, que eu até entendo ter gente que não gosta, virou uma espécie de "ópera macho", mas até aí é o Frank Miller, e isso merece um post próprio.

E o que posso dizer? Filmão. Diversão garantida, respeito com o leitor original da série e uma preocupação de montar o filme inteligível para quem não é familiarizado com isso. Ação, violência, sexo, lutas bem coreografadas, tudo ali. Não esqueçamos crianças, o cinema hoje é uma indústria, e visa o lucro por isso são necessárias algumas adaptações. Ao sair do cinema eu senti vontade de comentar, de tagarelar sobre com alguém. Me senti empolgado, não tive a sensação de ter passado por uma pegadinha ou sido feito de otário como outras vezes. Acho que esse é o melhor "termometro"para se começar analisar um filme.

P.S. O título da post é manjado, mas a Apes precisa de visitas aqui no blog, assim cai mais fácil no papa-google. Recomende a revista a seus amiguinhos e volte mais vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário