7/29/2009

pristina.org Vs AG407



É simples. Se você fez uma cagada e não tem argumento pra justificá-la, você acha um outro acontecimento relacionado, feito por outro alguém, e promove aquilo até que se torne algo muito maior do que a sua cagada original. A sua cagada não é apagada, mas torna-se secundária ou "menor" já que agora, foi inserido um ponto de referência que tira o foco do assunto inicial.

Estou falando do fuzuê que a AG407 está promovendo na internet, muitos de vocês devem estar acompanhando, ou não. Se não, vamos lá!

O que acontece é que, à mais ou menos um mês atrás, o site da AG407 foi hackeado, invadido e atacado por possíveis ex-empregados já que as mensagens distribuídas no ataque eram relacionadas ao pagamento atrasado destes mesmos etc. Tudo feito em tom de humor/sarcasmo², no mínimo curioso.

Logo após ao ocorrido, o site pristina.org e o conhecidíssimo BlueBus publicaram o que havia acontecido, dando a possibilidade de resposta para os donos do site AG407, o que não aconteceu.

Agora, Alex Schonburg, diretor responsável da AG407 entra com um processo encima do site pristina.org por difamação e insulto, o que é totalmente infundado. Eu acompanhei tudo isso desde o começo e sei que não houve nenhum tipo de intenção difamatória nos textos do pristina.org, apenas a divulgação do que estava acontecendo na internet, e SIM, o site possibilita que visitantes comentem as notícias, ou seja, torna possível a opção de comentar o que pensa de todo e qualquer assunto no site.

Enfim, o que tenho visto por aí é que o assunto não divide opniões. Sabe por quê? Porquê ninguém gosta de censura. Simples. A internet é um veículo midiático e não pode, não deve ser vetado, censurado ou limado, como esta ação feita pela Ag407 está tentando fazer. Estamos em 2009 galera.

Do mesmo jeito que os "hackers" invadiram o site e criticaram a empresa, a empresa poderia ter colocado uma resposta no próprio site se justificando. Nada foi feito. Apenas tiraram o site do ar.. Logo, o povo começou a tirar conclusões próprias.. Aí O Sr. Alex vai lá e processa o site que estava falando do assunto. OK, muito adulto, very professional Mr. Alex, you do know how to solve your problems. (NOT?!) (coloque um sotaque meio Sean Connery na hora de ler isso, a piada fica melhor)

Fica uma divagação, uma especulação, uma teoria no ar.. Será que, o que a AG407 está fazendo é uma tentativa de tirar o foco do real problema?

Por fim, não sei o que gerou a ira dos "hackers" no começo, não sei o que aconteceu para o site ser atacado, não posso saber, até agora não me contaram, o que sei é que, não apoio a censura, nunca apoiarei. Eu Acredito na liberdade da informação.

Eu apoio o movimento do #freepristina, já estou lá. O que posso fazer agora é gerar a discussão encima deste assunto. No momento, incito a reflexão sobre este tipo de censura, não desejo insultar ou difamar tanto a Ag407 quanto o Sr. Alex Schonburg, mas não posso deixar de opinar e dizer que, a Ag407 deveria ter resolvido o assunto antes de ele ter tornado-se um viral tão grande. Agora não dá pra sair por aí processando os sites que divulgaram notícias. Esta é minha opnião.

Saiba mais:

- http://www.pristina.org/2009/07/20/este-e-um-blog-censurado/
- http://www.pristina.org/2009/07/17/freepristina/
- http://www.ag407.com/index.php?idPost=775
- http://www.pristina.org/2009/06/29/ag407-a-agencia-caloteira/

Um comentário: