8/24/2009

Burning Love - Demo 2009

O hardcore-punk é uma comunidade mundial. Comunidade também no sentido de que se você tem uma comunicação mínima, tem hospedagem garantida em vários lugares do mundo. Apesar dessa rede solidária, não podemos esquecer das diferenças estruturais, para quem se propõe a fazer música independente e alternativa no primeiro mundo, e no nosso caso no terceiro. O espaço da postagem não permite grandes elaborações acerca do tema, mas é bom ter isso em mente ao ler um texto que se propõe a falar de alguma banda.

Resumo da ópera: Começar tocando com Gibson, Marshall, Zildjan sem ter de passar por Tonante, Ciclotron e afins. Ou ter um cachê mínimo, por apresentação por menor que seja o lugar, pois existe um nível cultural do público que compreende que seu esforço de apresentação deve ter uma "restituição mínima", não aquela garrafa dágua, ou esquema palco-tomada-e mais nada que conhecemos por aqui.



Indo ao que interessa o Burning Love é uma banda canadense. Ela tem a sua frente o vocalista Chris Colohan, que desde de meados da década de 90 vem cantando em bandas que eu acompanho, tanto por afinidades musicais como por ideários políticos específicos. Dê um giro pela net, e busque as bandas Left for Dead (só não se engane com homônio death metal), Ruination e Cursed. Cada uma a sua maneira remete a uma musicalidade que traz a mente o hardcore clássico dos anos 80.
Por outro lado o Burning Love, nessa demo disponível para download gratuito, apresenta um som simples só que com uma veia mais rock. Tem um quê de MC5, de Stooges, com guitarras sujas e afinação baixa. Eu aprecio muito a faixa Money Shots, pois a linha de voz e os riffs remetem diretamente ao Black Flag, mas mantendo muita personalidade. A demo está disponível para download liberado e gratuito aqui.

Você deve estar se perguntando agora por que comecei com todo esse bla bla blá de diferenças estruturais. Bom, o Burning Love é um exemplo claro das diferenças entre o modelo de "faça você mesmo" que existe nos países desenvolvidos. A banda em alguns meses de existência já organizou algumas pequenas tours, pois existe um meio e condições para isso. Tudo isso, sem pretenção de ingressar a indústria musical. Mantendo o bom e velho anseio de ensaiar, compor, tocar e gravar. Ouvir essa demo é um presente não só pela boa música, mas pelas reflexões que podem causar.

Serviço:

Um comentário:

  1. Grande disparidade mesmo as diferenças entre os países , belo texto e bela banda , abraços .

    ResponderExcluir