8/18/2009

Internet, vídeo cassete, os carro louco...


A continuação da rima da música Negro Drama dos Racionais Mc's diz: "Atrasado eu to um pouco (...)" E muita gente realmente está atrasada socialmente ou mal adaptada em relação ao uso quando o assunto é tecnologia. Não entrarei na questão acesso a tecnologia, mas neste texto tratarei do uso da tecnologia, mais específicamente da relação que os usuários da internet estabelecem com o mundo real-virtual nos sites de relacionamento.

A filosofia já nos mostrou que o virtual não é uma oposição ao real, mas sim a potência deste real ainda não realizado. Complicado? Leia "O que é o virtual?" de Pierre Lévy para entender melhor. Mas voltando ao assunto, sem muito rodeios, na última década cada vez mais pessoas começaram a acessar a internet e a partir daí uma série de novos "produtos" começaram a ser oferecidos no mundo virtual, entre eles, os mais populares são os tais sites de relacionamento. Atualmente os mais populares são Orkut, Facebook e Twitter (Alguém ai se lembra do Beltrano?), mas o que mais tem me impressionado nos últimos meses é o Twitter. Vou explicar porque, o Orkut é o velho conhecido da galera, popular entre os brasileiros pois possibilita que cuide-mos uns das vidas dos outros, tem todo aquele clima de "hora do recreio" no colégio, onde você pode paquerar as menininhas(os), cobiçar a mulher(homem) do próximo, se vender como aquilo que você não é, além de participar de uma série de comunidades inúteis, que na real você nem particpa. O Facebook fala todas as línguas, mas muito pouco português, os brasileiros ainda não aderiram a "nova onda" dos gringos que fugiram do Orkut por causa do enxame verde amarelo. Mas aparentemente o Facebook é bem parecido com o Orkut, só que mais complicado em termos de uso. Agora vamos falar da coqueluche do momento, a menina dos olhos de todos aqueles que são interados na internet, o tal Twitter.
Lembro que ao ser convidado para fazer parte do Twitter, quando me cadastrei e entrei no site, me fiz a pergunta: "Para que serve essa merda?" Mas era o início do site e pouca gente fazia parte da brincadeira. Algum tempo se passou e mais pessoas aderiram, e apesar de ter descoberto a funcionalidade do Twitter, uma coisa ainda me choca, não no site, mas nas pessoas. A necessidade que as pessoas tem de fazer de suas atividades privadas, algo público.

Internet, Mp3, 4, 5, 6. Talvez tenham poder, mas não aproximou vocês (EMICIDA).

Se o mundo virtual é o mundo real que não se realizou, ou seja, se ele pode ser entendido como potência, podemos dizer que há uma pulsão desejante em ambos os mundos e que provavelmente elas são as mesmas. O Twitter, seria uma ferramentas extraordinária se ele fosse usado como ferramenta comunicacional de utilidade pública, onde as pessoas pudessem trocar informações, enviar links de coisas interessantes ou engraçadas, até mesmo organizar manifestações públicas através da internet (até fizeram isso no caso do Sarney), mas são poucos os que se articulam para isso. A grande maioria das pessoas que usam o Twitter, fazem posts relacionados com suas vidas privadas e diga-se de passagem, pouco interessantes. Tenho alunos na escola onde dou aula que fazem posts do tipo: "Agora vou comer um bolo de chocolate" ou "Meu namorado me deu uma bolsa amarela linda!" ou "Será que corto o cabelo curtinho ou só as pontas". Sem contar as adolescentes malucas com seus ídolos que postam milhares de "#jonasbrothers I love you" por dia. E isso não é um mal adolescente não, muitos, mas muitos adultos usam o Twitter da mesma forma.
Essa vontade de expor a vida pessoal, tem a ver com a falta de distinção entre vida pública e vida privada, típica de nossos tempos, onde vemos deputados e senadores usando dinheiro público para viagens privadas, onde temos como grandes campeões de audiência da TV os reality shows, entre outra bizarrices que acontecem. A publicização da vida privada e a privatização da vida pública, faz com que ferramentas que poderiam ser importantes para a revitalização da nossa esfera pública e o exercício das nossas inteligências em vários campos como política, arte, humor e mesmo o entretenimento, sejam jogadas descarga abaixo. Portanto, antes de postar qualquer coisa no Twitter, faça a pergunta a si mesmo "Será que isso vai ser relevante para alguém, ou apenas para mim?" Quem sabe assim o potêncial virtual dos sites de relacionamento, possam se converter em algo real, inteligente e bem mais interessante.

2 comentários:

  1. Muito legal o texto.

    Acho que de maneira clara e direta, expôs bem como funciona esse tema.

    O pior que mesmo quando a gente para pra pensar, temos algum tipo de questionamento, sempre nos pegamos caindo na armadilha da internet: deixar tudo artificial.

    Ele tem esse poder, penetra de um tal jeito que a nem percebe...

    ResponderExcluir
  2. Twitter é o reality show da galera. O povão fazendo a vida deles mais "interessante". Pra eles, claro.

    ResponderExcluir