9/07/2009

La Vida Loca

Christian Poveda, fotógrafo e documentarista, correu o mundo registrando a imagem e a informação, para agências de notícias. Especializou-se na América Latina, esteve em Cuba, Argentina, El Salvador, onde cobriu a guerra civil. Fez matérias sobre o Sendero Luminoso no Peru, e Ferdinand Marcos nas Filipinas. Esteve também no Irã e no Iraque. Porém, antes de tudo foi um humanista, comprometido com o que acreditava, com a notícia, com a denúncia.

Realizou 16 documentários á partir dos anos 80. Foi um realizador independente, dirigindo, filmando e lançando o próprio material. O último deles, é o que dá nome a esse post. "La Vida Loca" é um longa de 90 minutos que narra as vivências brutais, e rivalidades das gangues de rua, Mara 18 e Mara Salvatrucha também em El Salvador. Ambas tem estreita ligação com células do crime organizado pelo mundo. Conta-se que durante as filmagens ele presenciou 7 homicídios, sendo 3 seus entrevistados.

Semana passada, o diretor foi encontrado morto em seu carro. O caso gerou comoção e manifestações de apoio. Acredita-se que o assassinato tenha sido motivado por vingança uma vez que alguns Mara 18 foram identificados e presos depois da exibição do filme. A parte de tudo isso, fica a mensagem, a denúncia, e o papel constetório de quem não permite que o status quo, seja ele em posse do poder paralelo ou não, domine.

Impossível não lembrar de Robert Capa ou de nosso Tim Lopes. Sua morte nos entristece. Por outro lado, ficam as lições e inspiração para todos os documentaristas independentes que fazem da sua criatividade, a crítica do mundo imediato.



Nenhum comentário:

Postar um comentário