9/03/2009

Sophie Calle - Cuide de você

Essa semana finalmente fui ao sesc pompéia ver a exposição da artista francesa Sophie Calle, intitulada "Cuide de Você". Precisa ver esta exposição não só pela sua repercussão mundial, desde que foi apresentada pela primeira vez ao público na bienal de Veneza em 2007, mas também por motivos pessoais, coisas relacionadas a minha própria vida, o que é muito coerente em relação a "Cuide de Você", pois esta é uma exposição que trata da vida da autora.
Sophie Calle faz de sua vida uma obra de arte, quebrando deste modo o distanciamento entre obra e artista, que acontece em muitos casos.
"Cuide de Você" nasceu de uma carta de ruptura que a artista recebeu de seu namorado, e sem saber como responder a carta, Sophie enviou-a para 107 mulheres de diferentes países e profissões, para que estas fizessem a análise e respondessem a carta. O resultado é surpreendente, e mostra realmente o quanto as nossas escolhas profissionais são relevantes para as nossas interpretações dos acontecimentos da vida.
As respostas são as mais variadas possíveis, de um origami feito por uma designer até uma avaliação extremamente contratual de uma juíza de direito, passando pelo SMS de uma adolescente que dizia: "Ele se sente!" uma típica frase adolescente, vinda de um típico meio de comunicação adolescente, o telefone celular!


Pensar "Cuide de Você" é pensar não somente no quanto é difícil o término de um relacionamento, mas também é refletir sobre como podemos nos entender dentro destes relacionamentos e com este turbilhão de emoções e sensações que sentimos, além do fato de percebermos as interpretações de uma situação óbvia, podem realmente sofrer variações de acordo com a forma que enxergamos o mundo.
A estrutura da exposição é constituída por imagens fotográficas belíssimas, juntamente com as cartas e outros materias, que são as respostas das 107 mulheres, além de vídeos de atrizes, cantoras e outras artistas lendo, cantando e interpretando a carta, além disso, você pode dar a sua resposta para a carta recebida por Sophie e quem sabe ver está resposta no site da artista na internet.
Se você está em uma fase ruim no seu relacionamento, talvez lá você encontre algumas respostas.

Cuide de Você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário