3/17/2009

Música, Filmes, Download, etc.

Estava assistindo ao programa de Debates de uma certa emissora de televisão que teoricamente seria responsável em veicular clips musicais para os seus telespectadores, mas atualmente prefere veicular Reality Shows estúpidos, e hoje discutiam o seguinte tema: "É crime baixar músicas e filmes?". A discussão se polarizava entre um grupo conservador que provavelmente mamou nas tetas da indústria fonográfica durante anos e agora se vê sem rumo, e um outro grupo "progressista" que defendia a democratização ao acesso aos bens culturais, música, cinema, etc.
Uma discussão estéril, tendo em vista que, o processo de desmaterialização da música e do vídeo é irreversível, então me parece inútil ficar discutindo se é "a favor" ou "contra". Acho que a pergunta exata não deveria ser de cunho legalista, "é crime?", "é direito?", tanto faz! O que importa é que a tecnologia fez com que os bens culturais começassem a romper com a lógica da indústria que decide quem vai e quem não vai tocar, gravar, filmar e consumir (sim! ainda se trata de consumo!). A pergunta a ser feita é, como "eles"parasitas culturais vão conseguir sobreviver agora? E como nós simples mortais com desejo de criação vamos aproveitar esse momento? Os meios de produção e divulgação estão ficando cada vez mais acessíveis à aqueles que produzem e a internet se tornou um espaço de troca e divulgação de todo esse material. Óbviamente que a grande indústria e os grandes artistas que viveram a vida inteira de jabá, sentem-se ameaçados porque agora qualquer banda de pré-adolescentes de franja pode se tornar um sucesso estrondoso e lotar shows, simplesmente por terem suas músicas baixadas milhares de vezes na internet e qualquer garoto com uma camêra na mão pode criar vídeos e ter uma quantidade de visitas inimagináveis a alguns anos atrás.
Enfim, as coisas estão mudando e aparentemente para melhor, as oportunidades estão sendo criadas e a agora só precisamos aprender a nos localizar e aproveitar tudo isso! Para o bem ou para o mal a Revista Apes é uma prova de que o monopólio cultural dos donos da cultura está chegando ao fim!

Um comentário:

  1. Yeahhh!!! viva a Cultura de Convergência!!! Somos todos parte desse movimento de democratização da cultura.

    ResponderExcluir